sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Carta Enviada aos Militantes

Candidatura às Eleições PSD – Porto – Luis Artur

Caro(a) Companheiro(a)

Tenho a honra de liderar um grupo de companheiros, que se candidatam nas eleições aos órgãos de Secção, do PSD Porto, que se realizam no próximo dia 11 de Janeiro de 2008.
Sou convictamente candidato, em nome de um Projecto, que quer devolver o PSD concelhio do Porto, às bases, porque acredito que o valor da militância é insubstituível e representa a verdadeira autenticidade do PPD/PSD do Porto.


Renovar a estrutura dirigente, aperfeiçoar a democracia interna, promover o livre debate, criar condições à participação e capacidade de decisão dos militantes para que “não sejam sempre os mesmos” nos orgãos dirigentes, afirmar o PSD Porto, num espaço de liberdade, de democracia e solidariedade, como um partido que se reveja e honre o legado histórico de Francisco Sá Carneiro.

Apresentamos um conjunto de propostas, que reforçarão a intervenção dos militantes e da acção política do PSD, em que se destaca:

  • Organização interna participativa e representativa dos militantes, desde os Núcleos, à JSD, aos TSD e aos Autarcas;
  • Acções políticas calendarizadas e concretas de intervenção junto dos portuenses;
    Formação política e técnica, dos militantes, simpatizantes e autarcas;
  • Há muito que o PSD deixou de “estudar”, por isso aposto no “Conselho de Estudos”, um orgâo que será liderado por um dos Vice-Presidentes da Comissão Política, e que funcionará, com composição variável em função dos temas a estudar;
  • Defendemos a Regionalização do Continente, como uma prioridade política relevante. Acreditamos convictamente, mas sendo um tema fracturante, promoveremos um conjunto de debates no Porto, durante o ano de 2008, concluindo com uma Convenção Concelhia.

Esta candidatura, tem sido “atacada”, de forma pouco séria, como sendo contra o actual Presidente da Câmara Municipal do Porto. Quero reafirmar, que o Dr. Rui Rio, que conheço há trinta anos, terá todo o meu apoio, solidariedade política, e lealdade pessoal.

Como quero um partido de militantes livres, sempre que discorde de determinadas politicas, darei sugestões e apontarei caminhos alternativos, sempre de forma reservada e responsável.

Vamos ganhar as próximas eleições autárquicas, e como tradução da capacidade de decisão dos militantes, proponho em relação à escolha dos candidatos:

  • Realização de primárias, para a escolha do cabeça de lista à Câmara Municipal do Porto. A Comissão Politica de Secção naõ se demitirá da sua responsabilidade política de escolher e indicar um candidato, mas aceita, que livremente surjam outras candidaturas, e compromete-se a indicar nos termos estatutários, como cabeça de lista à Presidência da Câmara, o vencedor das primárias;
  • A lista para a Assembleia Municipal será da responsabilidade da Comissão Política. Aceitaremos no entanto, a indicação de outras listas, que serão submetidas a sufrágio directo dos militantes, resultando a lista final pela aplicação do método de hondt;
  • As listas às Assembleias de Freguesia serão da responsabilidade das Comissões Políticas de Núcleo.

Contribuiremos com o nosso trabalho afincado, para ganhar no Porto, as eleições Europeias e Legislativas.


Com a eleição do Dr. Luis Filipe Menezes para líder do PSD, abriu-se um novo ciclo, que será de vitória em 2009. Vamos empenhar-nos no Porto na construção da alternativa que Portugal precisa.

Estamos já a viver o espírito da Quadra Natalícia, um espírito de paz e solidariedade, pelo que não posso deixar de terminar esta mensagem, desejando-lhe um Santo Natal, e que 2008 seja uma ano de fortes sucessos pessoais.

Luis Artur Ribeiro Pereira

MENSAGEM DO MANDATÁRIO

Prezado (a) Companheiro (a),

Um acto eleitoral deve sempre reflectir um acto de escolha. É por isso que esta candidatura se afirma como necessária para que os militantes do Partido Social Democrata tenham a alternativa de escolher uma Direcção jovem, inovadora e essencialmente fundamentada nos valores da Social-Democracia.


Sem esta vontade de concorrer, haveria uma só lista para a Concelhia do Porto do PSD, o que seria empobrecedor e muito frustrante para os militantes que estão desejosos de voltar a ver o Partido a regressar à sua génese fundacional: um Partido com vida, a discutir livremente ideias, a aceitar o direito à diferença, mas a conseguir federar a inevitável e desejável diversidade na construção de propostas concretas para o futuro, expressivas estas das suas vontades e valores genuinamente sociais-democratas.


Por isso e para isso contamos com a sua Participação e, daí, o meu apelo a que se junte a esta corrente de gente nova mas com grande lastro de saber e de vontade de ver o seu Partido vencer os próximos actos eleitorais, decisivos para a manutenção do rumo certo a nível concelhio e para o cada vez mais necessário realinhamento da governação no caminho que todos desejamos.


Certo do seu indispensável contributo, aproveito para lhe desejar Festas Felizes, fazendo votos para que 2008 constitua um ano de viragem para todos nós.

Joaquim Sousa Patrício
(Fundador do Partido e 1º Subscritor da Candidatura)


Consulte e Divulge http://luisarturpereira.blogspot.com

Sem comentários: