sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Apresentação da Candidatura (Em directo) III

O discurso integral do Mandatário, Engº Joaquim Sousa Patrício:

Meus Caros Amigos e Companheiros,

O discurso político que hoje e aqui temos de ouvir, é o do futuro Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD do Porto, Dr. Luís Artur. A mim compete-me exaltar os valores que esta Lista, porque vencedora, deve defender na Sociedade e junto das Estruturas do Partido.
A nossa matriz ideológica social-democrata e reformista é um valor incontornável e sagrado que nos cumpre defender e reforçar. Vivemos hoje numa economia de mercado num mundo globalizado que nós aceitamos sob determinadas normas reguladoras, onde o poder político prevaleça inequivocamente sobre o poder económico e o modelo social seja balizado por valores de verdadeira justiça social.
Uma das principais debilidades de que padece actualmente a nossa Sociedade é a da pobreza, decorrente de um persistente e elevado desemprego, pelo qual 625.000 nossos concidadãos serão previsivelmente atingidos em 2010. Isto deve-se não apenas à crise internacional, mas também às nossas várias fragilidades estruturais que precedem a crise financeira em vários anos.
É gritante a enorme disfunção do nosso sistema produtivo, bem visível nos escassos 28% do PIB que provêm da Agricultura, Pescas e Indústria. Urge que produzamos mais, principalmente em produtos de maior valor acrescentado e que contribuam para o crescimento das nossas exportações. A situação económica actual e a previsível para os próximos anos é de tal forma ameaçadora, que poderá obrigar a decisões drásticas nas diferentes áreas da governação e, quiçá, pôr em causa o próprio sistema político.
Mas é nestes momentos de crise aguda que se impõe a nós, sociais-democratas, a procura de soluções verdadeiramente reformistas que constituam um efectivo apoio às camadas mais desprotegidas da população.
Também por isso, as comissões políticas devem integrar apenas mulheres e homens sem apego ao poder, que saibam e queiram lutar por valores morais e éticos caldeados por uma adequada sensibilidade política, que saibam ouvir e agir sempre fiéis aos seus princípios, encimados por aqueles que distinguem os verdadeiros sociais-democratas, a tolerância e a solidariedade social.
Confúcio, que pontificou há milhares de anos na civilização chinesa, social e culturalmente muito diferente da nossa, distinguia três tipos de relacionamento entre os homens:
a) Uma relação de subordinação, como se verificava nos súbditos perante o
Imperador;
b) Uma relação de dependência, como a existente nos filhos perante os pais ou nos irmãos perante o irmão mais velho;
c) Finalmente, uma relação de independência, que é a que existe entre os Amigos, bem mais equitativa e transparente que as anteriores.
É aqui que eu me revejo nesta Lista, constituída por cidadãos comuns, mulheres e homens LIVRES interessados e preocupados com a esfera pública e cívica da Sociedade, e onde não há qualquer relação de subordinação ou de dependência, seja entre si próprios ou perante terceiros. Infelizmente, sabemos de outros agrupamentos políticos em que a dependência é tal, que roça a subserviência e a promiscuidade de valores.

Meus Caros Amigos e Companheiros,

É na qualidade desta Lista e na integridade dos seus membros que se alicerça o seu potencial ganhador. Mas para que a vitória seja uma realidade, é imperativo que nos mobilizemos e mobilizemos outros Companheiros para exercerem o seu direito e dever de votarem.
O valor desta Lista é sem dúvida o fundamento da Esperança de vencermos as eleições no próximo dia 27.

Lista
R

VIVA O PSD!!! VIVA PORTUGAL!!!

Sem comentários: